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Entrevista: A relevância da Administração Imobiliária - Parte VI - Final

BDI - Boletim do Direito Imobiliário


Categoria: 1 - Administração Imobiliária Subcategoria: 4 - Geral

Julio Cesar Borges Baiz

BDI nº 7 - ano: 2013 - (Fala Doutor! (Entrevistas))

Nesta edição, encerramos as entrevistas sobre “Administração Imobiliária”.
Pela complexidade do tema, contamos com a experiência do Presidente da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), Dr. Rubens Carmo Elias Filho.
Portanto, Fala Doutor!

BDI: Quais as principais atribuições do departamento de contabilidade de uma administradora de condomínio?
Dr. Rubens:
A rigor, ao departamento de contabilidade compete: acompanhar os casos de inadimplentes; acompanhar, fiscalizar e analisar as notas fiscais, extratos bancários, pagamentos, contribuições; contabilizar receitas e despesas; verificar se todos os atestados estão em dia, como NR 10 Para-Raios (Normas Regulamentadoras de Instalações Elétricas); NR 5 CIPA (Normas Regulamen-tadoras de Segurança e Saúde no Trabalho); checar os balancetes de prestação de contas aos condôminos; checar recolhimento dos direitos trabalhistas (INSS, FGTS etc); elaborar a folha de pagamento e realizar os pagamentos, emitir boletos de pagamento das cotas condominiais, confeccionar pastas de prestação de contas mensal, etc.

BDI: Quais as principais atribuições do departamento jurídico de uma administradora de condomínio?
Dr. Rubens:
Como já foi apontado em questões anteriores, não é aconselhável que os serviços jurídicos sejam oferecidos pelas administradoras, mas por escritórios de advocacia. Assim, caberá ao respectivo escritório a propositura de ação de cobrança de cotas condominiais, ações relativas ao direito.............

VEJA O CONTEÚDO NA INTEGRA

Nota da Redação: Entrevista realizada com o Dr. Rubens Carmo Elias Filho