Área do Cliente

Elegeram um condômino a síndico e descobriram que ele está inadimplente. E agora?

BDI - Boletim do Direito Imobiliário

BDI

BDI nº 12 - ano: 2024 - (Perguntas & Respostas)

Em um condomínio foi realizada a AGO anual. O condômino que se candidatou ao cargo de síndico possui duas unidades, junto a sua cônjuge, sendo que ele assinou pela sala 212 e a esposa pela sala 202. Constatou-se no dia seguinte, que o síndico eleito pela sala 212 estava inadimplente. O Sr. síndico eleito na AGO informou que não se candidatou pela sala 212 e sim pela 202. E a Sra., sua esposa tornou-se membro do Conselho pela sala 202.
Pergunta: A síndica com mandato até 31.5.2024, pode solicitar uma nova assembleia para deliberação de todos os tópicos da AGO cancelando a assembleia anterior realizada?

BDI Responde: Sim. A candidatura à vaga de síndico por condômino inadimplente deve ser impugnada e a incompatibilidade argüida na Assembleia posterior, por questões éticas e morais, pois é evidente que não faz sentido um condômino inadimplente eleger-se síndico. Entretanto, para a maioria dos advogados especialistas, um candidato a eleição, capaz e experiente, que tenha esquecido de pagar poucas .............

VEJA O CONTEÚDO NA INTEGRA