Cartório de Jundiaí faz primeiro registro on-line
O 1º Oficial de Registro de Imóveis de Jundiaí - na rua Rangel Pestana 110, Centro - foi o primeiro cartório do interior de São Paulo a realizar, nesta quarta (27), um registro on-line. A partir de agora, diversos procedimentos, registros e acompanhamentos poderão ser feitos por qualquer cidadão, no conforto de sua residência ou trabalho, via web, através do site www.registradores.org.br.
Além da comodidade, o prazo será bem menor do que o tradicional. "Vamos levar cinco dias para avaliar a documentação e algumas horas para fazer o registro digital", afirma o 1º Oficial de Registro de Imóveis, Leonardo Brandelli. O prazo normal é de até 30 dias. Outra vantagem do documento digital é que este já vem certificado, e sua utilização posterior não precisará de autenticações do cartório.
Nesta quarta-feira (27), o 1º Tabelião de Notas, José Lucas Rodrigues Olgado, fez o primeiro registro de uma escritura de imóvel on-line. "Cadastrei-me no site, fiz um login e pedi o registro", afirmou. Para efetivar o registro, o pagamento poderá ser feito via boleto bancário ou transferência. "A vantagem é que posso fazer um pagamento antecipado, gerando créditos, que vou usando a medida que preciso", afirmou José Lucas.
PROCEDIMENTOS
Além do registro de imóveis, pesquisas sobre a situação do imóvel, com acompanhamento virtual, certidões, contratos e visualização de matrículas também podem ser feitos por meio do novo serviço (confira todos os serviços disponíveis on-line ao lado). Quem for comprar um imóvel também terá o serviço disponível para poder verificar se o mesmo está legalmente registrado e o nome de seus proprietários.
"Creio que este serviço será cada vez mais utilizado, pois já há uma geração que se utiliza de todas as vantagens dos serviços virtuais, como os bancários", afirma Leonardo. "O documento digital tem a mesma validade que o papel." Todos os procedimentos liberados são seguros e têm validade jurídica. "Houve um estudo criterioso da Corregedoria-Geral da Justiça, que liberou a prática do registro eletrônico", explica o oficial.
Jornal de Jundiai - 28/11/2013