Confira 5 dicas para economizar na hora de comprar um imóvel.
Com a crise econômica, entrar ou não em um financiamento imobiliário se tornou uma dúvida comum entre os brasileiros. Mas há alguns cuidados que podem ser tomados para que o custo diminua. Veja abaixo:
1 - Não comprometa mais de 30% da renda
O comprador não deve comprometer mais do que 30% de sua renda familiar nas parcelas mensais de um financiamento imobiliário. Por isso, é importante que o preço do imóvel adquirido seja condizente com a expectativa de renda nos anos seguintes.
2 - Compare as taxas de juros
Antes de assinar o contrato com uma instituição financeira, procure outros bancos e compare as taxas de juros.
3 - Capriche na entrada
Apesar da tendência de queda da taxa básica de juros, os juros do financiamento imobiliário no Brasil ainda são altos. Quanto maior o valor da entrada, menor será o montante a ser financiado.
4 - Atenção para o aluguel
Para o consumidor que vive em apartamento alugado e deseja comprar um imóvel pronto para morar, o valor da parcela mensal do financiamento deve ser equiparado ao do aluguel.
5- Verifique o estado do imóvel
Despesas com reformas devem ser incluídas na previsão do valor final do financiamento imobiliário. Por isso, é importante que o comprador verifique com antecedência o estado de conservação do imóvel.
Fonte: Extra
EXTRA, 31.7.2017