Equipamentos de combate a incêndios no condomínio exigem manutenção permanente.
Os incêndios em condomínios não são tão incomuns quanto se pensa, e as administrações condominiais devem estar atentas à prevenção. A recomendação do Corpo de Bombeiros é para a adequação das edificações ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip).
Nele estão listados os equipamentos essenciais a um sistema de proteção e combate a incêndio, que são hidrantes, sprinklers, extintores, mangueiras, esguichos, bombas de incêndio, alarmes, portas corta-fogo, sinalização e luz de emergência. Mas não basta ter os equipamentos: a manutenção deles é essencial.
Dicas de manutenção – O prédio deve possuir duas mangueiras, sendo uma acoplada diretamente ao registro, ou seja, a cada caixa de incêndio.
Os extintores precisam estar sempre carregados. A recarga deve ser feita mesmo se não foram usados e a cada vez que forem totalmente ou parcialmente utilizados, e deve ser realizado o teste de cilindro, que mede sua resistência, a cada cinco anos.
A casa de bomba deve ser temporariamente acionada, pelo menos, semestralmente. E o prédio deve realizar um teste prático de todos os equipamentos anualmente, com uma empresa credenciada junto ao Corpo de Bombeiros e ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Fonte: iCondominial
iCOMDOMINIAL, 24.8.2017