Aguarde, carregando...

BDI Nº.0 / 2017 - Notícias Voltar

Mudanças culturais impulsionam moradia compartilhada.

Tema foi debatido durante o I Fórum Mordia para a Longevidade

Cohousing nos EUA: empreendimentos valorizam convivên-

cia e bem-estar de moradores

O Sistema de cohousing, seus modelos e as alternativas arquitetônicas foram os temas da arquiteta Laura Fitch, da Fitch Architecture & Community Design, durante o I Fórum Moradia para a Longevidade – realização conjunta de Secovi-SP, jornal O Estado de S. Paulo e Immaginare.

De acordo com a palestrante, uma mudança cultural propiciou a eclosão dessa modalidade de moradia, atraindo famílias jovens, pais solteiros, profissionais que moram sós, estudantes e pessoas nascidas nas décadas de 1950 e 1960. “Os baby boomers querem desenhar suas próprias soluções para envelhecer com dignidade. Muitos acabam optando por conhecer mais pessoas, conviver mais e compartilhar soluções e recursos”, disse a arquiteta.

Os imóveis destinados a esse uso, geralmente, são constituídos por uma sala de estar e de jantar compartilhada, onde as refeições em grupo são atendidas várias vezes por mês, preparadas pelos membros da comunidade de forma rotativa; sala multiusos; cozinha, onde os moradores cozinham em esquema rotativo; sala de jogos infantis; quartos e espaço recreativo.

A maioria das comunidades são intergeracionais, tanto com crianças quanto com idosos. Nos últimos anos, entretanto, cresceu a fatia de imóveis voltada às necessidades dos mais velhos. “As unidades de cohousing são projetadas intencionalmente para as pessoas se sentirem acolhidas”, disse Laura. Adicionou que o potencial de conflitos não é real, mas as politicas de resolução de impasses entre moradores, baseada no diálogo e na moderação, ajuda a mitigá-los.

Moradora de um empreendimento cohous

ing, Laura afirma que essa lógica de habitação se baseia no processo participativo dos moradores, facilidades disponíveis a todos os membros da comunidade, gestão completa do empreendimento, estrutura não hierárquica, entre outros.

Autor: Assessoria de Comunicação Secovi-SP

SECOVI-SP, 9.11.2017