Locatário saiu do imóvel devendo e deixou um monte de sucata e lixo dentro do lote. O que fazer?
BDI - Boletim do Direito Imobiliário
BDI
BDI nº 10 - ano: 2024 - (Perguntas & Respostas)
Um locatário está inadimplente por 8 meses. O mesmo recebeu a preliminar de despejo, saiu do imóvel que é um lote, mas deixou muita sucata, lixo, etc. Foi necessário fazer uma limpeza do lote e contratar uma caçamba. Também foi necessário a aquisição de um novo portão, pois o locatário o levou. Portão presente no início da locação. Essas medidas tiveram que ser tomadas de imediato, pois o local estava sendo usado por infratores para o uso de droga, e como ambiente de moradores de rua.Perguntas:
1 – Para o ressarcimento da limpeza do lote e novo portão qual seria a ação?
2 – Para executar os aluguéis, penso em utilizar o Juizado Especial, mas temo que os executados tenham se mudado. Além disso, a empresa que se encontrava no lote ainda não firmou novo endereço. Seria arriscado pelo Juizado Especial?
BDI Responde: 1 – A jurisprudência predominante e a melhor doutrina manda o locador se servir primeiramente das vias ordinárias ou do processo de conhecimento para obter a indenização pelos danos ao imóvel, não se podendo entrar diretamente com uma Ação de Cobrança com valor já certo e determinado, pois depende de a.............